Seguidores

CARTA

CARTA

A carta é um objeto de correspondência, sob a forma de comunicação escrita, de natureza administrativa, social, comercial, ou qualquer outra, que contenha informação de interesse específico ao destinatário.

O termo carta descreve um manuscrito, ou um impresso destinado a estabelecer uma comunicação interpessoal escrita, entre pessoas e/ ou organizações.

A carta foi a principal forma de comunicação à distância desde a invenção da escrita até o final do século XX, com a popularização da telefonia e do e-mail.

Nos primórdios da entrega das cartas quem pagava a postagem era o destinatário e isso só se alterou com a criação dos selos quando se passou a, previamente, o remetente colocar na sobrecarta (envelope) a quantidade de selos correspondente ao porte (valor da tarifa de serviço), garantido assim a entrega da carta ou a sua restituição no caso de não ser encontrado o destinatário.

Como gênero textual, a carta é um meio de comunicação escrita que segue uma estrutura mais rígida que um bilhete, ainda que simplificada em comparação a outros meios de comunicação escrita. Normalmente compõe-se de local, data, destinatário, saudação, corpo, despedida e assinatura. De acordo com seu destinatário e propósito, pode ser classificada como carta pessoal, carta aberta, carta comercial, carta ao leitor, carta de despedida, dentre muitos outros.

Atualmente a carta vem sendo substituída pelo e-mail, que é a forma de correio eletrônico mais difundida no mundo, mas ainda há pessoas que pelo simples prazer de trocar correspondências físicas preferem utilizar o método da carta.

NOTA


Um manuscrito, do latim manu= mãos e scriptus=escrever, é um documento escrito ou copiado à mão sobre um suporte físico (p. ex., pergaminho ou papel) utilizando um instrumento (pena, cálamo, lápis, caneta, esferográfica, etc.) e um meio (tinta).

Impressão é a tarefa ou atividade de transferir para um suporte material qualquer (papel, tecido, plástico, acetato, madeira etc.) um determinado conteúdo ou conjunto  de signos (letras, palavras, textos, figuras) armazenadas em um formato digital para fins de comunicação.

A partir da impressão podem vir a público: fotografias, jornais, revistas, livros, cartas, documentos, fôlderes, entre outras peças gráficas

Para executar uma impressão é necessário o uso de algum tipo de impressora, um aparelho eletrônico que transfere as informações binárias para uma superfície física através de variados recursos como laser e tinta.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TEXTOS PARA EJA E MAIS

GÊNERO TEXTUAL CARTA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA

A Canoa